quinta-feira, 8 de abril de 2010

“Enfoques e Desfoques no estudo da interação mediada por computador”

A aula de 1º de abril, ministrada pelo professor Alex Primo foi sobre seu artigo “Enfoques e Desfoques no estudo da interação mediada por computador”.
Primo inicia a discussão citando o intenso uso da palavra interatividade em campanhas de marketing, programas de rádio e tv, produtos e jogos eletrônicos atualmente. Qual seria a definição de conceitos como “interatividade”, “interativo” e “interação” no seu uso popular e mercadológico? Segundo o autor, seu artigo busca apontar os diversos enfoques sobre essa chamada “interatividade”, analisando-os criticamente e ao final, ainda defender uma abordagem sistêmico-relacional para o estudo da interação mediada por computador.
Ao conceituar interação como uma “ação entre” os participantes do encontro, Primo se foca para a relação estabelecida entre os interagentes, e não nas partes que compõe o sistema global. A seguir, o artigo aponta de forma crítica os erros dos enfoques mais comuns sobre o estudo da “interatividade”, em uma visão limitada da comunicação.
No enfoque transmissionista se adota o conceito da bidirecionalidade como característica fundamental da interatividade, no modelo em que a mensagem é enviada de um pólo a outro, menosprezando o relacionamento envolvido entre os interagentes. No enfoque informacional, que se utiliza ta Teoria Matemática da Informação, a interatividade se define como a possibilidade de escolha entre as alternativas disponíveis. Mas esse conceito é falho pois, mesmo com inúmeras alternativas que podem combinar-se entre si, seu modelo de interação é de tipo limitado.
No enfoque tecnicista o conceito da interação mediada por computador é centrado especificamente nas características do canal onde a mensagem é passada do emissor ao receptor, ou seja, foca-se no meio em que ocorre a interação, mas não estuda esse processo desenvolvido entre os seus interagentes.
No enfoque mercadológico o termo interatividade nada mais é do que um argumento de venda, usado indiscriminadamente em campanhas de marketing.
Por último, o enfoque antropomórfico considera qualquer reação do computador como uma forma de interação e diálogo com aquele que o usa, essa afirmação desconsidera as diferenças singulares entre o funcionamento da máquina e o comportamento humano, deixando-os no mesmo nível de inteligência.
Não é possível estudar interação mediada pelo computador focando em apenas uma variável. O sistema interativo é muito complexo e exige uma perspectiva sistêmico-relacional, ou seja o foco se dá no estudo do que se passa entre os interagentes do sistema.
Assim, propõe-se dois grupos de interação mediada por computador: a interação mútua, onde se evidencia as modificações recíprocas dos interagentes durante o processo, e a interação reativa, onde se estabelece segundo condições iniciais pré-determinadas.

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