quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Relacionamentos, Amizade, Transcendência Online

A relação usada na serie South Park para descrever a vivência e os relacionamentos online/offline, levanta uma questão se as amizades que fazemos crescer ao longo da vida antes das redes online, nos faz tornar não amigos quando o aparecimento destas. Até que ponto podemos leva-las para os dois lados da rede e manter de uma forma saudável as questões que suscitam pela relação que passa a ser presente para o mundo. Todas as informações/dados que colocas e partilhas para a tua rede suscita o comentário, o like e o encadeamento de conexões pode gerar situações que por vezes acabam por sair desta rede online e é transportada para o offline em que a rede pode quebrar nos dois sentidos.
Estudos revelam que estas redes provocam dependência, depressão e causa de rupturas de relacionamentos, como casamentos.
Como na serie, o Facebook, é representativo de uma rede social online que pode originar uma nova forma de depressão em crianças e jovens, como alertado pela American Academy of Pediatrics, que classifica este fenómeno como uma nova patologia associada às redes sociais: a "depressão Facebook".
Há aspectos do Facebook que podem tornar a rede social "agressiva" para crianças que já lidam com problemas de auto estima, a transposição do Bulling para o online. 
O registo de novos amigos, as actualizações de estado e as fotos felizes podem fazer com que algumas crianças e adolescentes se sintam mal por acharem que não estão à altura. Não é por serem situações que não tenham correspondência na vida real ou em ourto local. Mas na "rede" tudo adquire uma dimensão diferente como uma "visão distorcida" do mundo real.
No Facebook não há como ver as expressões faciais ou ler a linguagem corporal essenciais para perceber o contexto, as emoções (amor/rejeição) como abordava Baumen. A visão imagética é vista num sentido plano e não no todo como contexto dessa realidade.
O facto destas redes tornarem os relacionamentos mais flexíveis, óptimos lugares para novos convívios, reavivar velhas amizades ou até mesmo para encontrar um dador de rim. Mas a exposição a que os utilizadores se sujeitam durante os processos de convívio podem trazer consequências negativas, especialmente para aqueles que têm uma relação. 
A questão de 1 milhão R é saber como gerir todo o processamento social de informação digital e fazê- la detentora e merecedora de uma relação durável no tempo, aprendendo com as consequências de se viver online.
Se faltam ferramentas para entender o Mundo para lá do ecrã, onde tudo se passa, sobram razões para a depressão, divórcios, não relacionamentos, entre outros; que detonam a não iteração inter-pessoal, conferindo a cultura do sentimento uma visão negativa desta natureza emocional criada pelos laços sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário