quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O equilíbrio entre amor e bom senso


Em uma rede social, existem aspectos simples que, pelo menos no começo, soam como novidades: pessoas que já conhecemos e passam a ser amigos virtuais, pessoas cuja existência desconhecíamos e com quem podemos construir laços, oportunidades de conhecer novas referências de comportamento, cultura e qualquer outro assunto através dos "likes" e outras recomendações (links, textos...).

É um universo bem extenso e que nos exige bastante, sem que o fluxo de informações se interrompa. Quantas vezes você já se deparou com algumas coisas compartilhadas pelos seus contatos virtuais que provocaram a sensação de desconforto ou de vergonha alheia? Ou, quem sabe, pegando o exemplo de Stan Marsh em South Park: o número de pessoas que insistem em não fazer parte de nenhuma rede social pode ser considerado expressivo?


O que talvez seja mais frequente do que a inserção em uma rede social são os milhares de sites encontrados em uma simples busca no Google que se destinam a "educar" o usuário. As regras de etiqueta na internet ganharam até um nome próprio - netiqueta - e podem ser adaptadas para diversas mídias, ambientes e situações, até no casamento.

Zygmunt Bauman estabelece um comparativo entre bens materiais e pessoas em O Amor Líquido:
(...) automóveis, computadores ou telefones celulares perfeitamente usáveis, em bom estado e em condições de funcionamento satisfatórias são considerados, sem remorso, como um monte de lixo no instante em que "novas e aperfeiçoadas versões" aparecem nas lojas e se tornam o assunto do momento. Alguma razão para que as parcerias sejam consideradas uma exceção à regra?
Ainda que o amor, para Bauman, seja visto cada vez mais como algo fugaz, há alguma razão para a popularidade das postagens sobre netiqueta? Estas regras são seguidas? Se sim, qual o objetivo: aumentar ou manter o número de contatos/amigos?

A campanha pelo bom senso nas redes sociais não está só nos blogs, mas também na campanha feita pelo banco Bradesco sobre amizade, usuários reclamões e fotos de comidas (outros vídeos da série e dicas de etiqueta no Facebook aqui).



Nenhum comentário:

Postar um comentário