terça-feira, 17 de maio de 2011

Geração de conteúdo pelos consumidores em espaços corporativos

O tema da aula de 10/05 foi o conteúdo gerado pelo consumidor, especialmente no que diz respeito às organizações. Discutimos como esse conteúdo é apropriado pela Comunicação Corporativa, sobretudo quando produzido nos espaços da própria empresa.

Para começar a discussão, pode-se definir como grande motivação para geração de conteúdo pelos usuários o conceito participativo da internet, já que os consumidores passaram a ser, se quiserem, também produtores de conteúdo. O termo que pode ser atribuído a esse agente é produser (BRUNS, 2008 apud MONTARDO, 2009, p. 167). Nesse contexto, embora os usuários possam estar buscando fama ou autoridade em determinado grupo online, é possível afirmar que é a cultura colaborativa da internet que proporciona o fenômeno da produsage (BRUNS, 2008 apud MONTARDO, 2009, p. 163).

Sendo assim, sob a perspectiva da comunicação corporativa, é um desafio para as organizações manter um relacionamento estável com seus consumidores. Talvez uma tática adequada para alcançar tal objetivo seja a construção de espaços online de interação. Nestes fóruns, há discussões entre os consumidores, mas mediadas pela empresa.

Partindo do exemplo do RP Rodrigo Oliveira sobre o site da Dell, percebemos que os internautas sentem-se motivados a gerar conteúdo no espaço controlado pela marca, embora estejam disponíveis diversas outras plataformas. Neste cenário, é preciso considerar que não é o rendimento material que motiva os usuários a postar informações na rede, mas antes a busca por notoriedade, conexões com seus pares ou construção coletiva do conhecimento (MONTARDO, 2009, p. 164).

Numa cultura “todos -> todos”, as organizações precisam entender que a visibilidade e credibilidade da marca não são produzidas apenas pelos profissionais do marketing e da comunicação. Quando uma pessoa absolutamente comum pode ter milhares de seguidores, os consumidores também são capazes de ditar a imagem da marca, principalmente a partir de suas experiências com ela.

Referência: MONTARDO, Sandra Portella. Conteúdo Gerado pelo Consumidor: Reflexões sobre sua apropriação pela Comunicação Corporativa. Trabalho apresentado no XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, 2009.

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