quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Rede Globo e o Transmedia Storytelling


Nos últimos anos, a Rede Globo, e em especial seu principal produto: a telenovela, tem apresentado inúmeras quedas de audiência. Se no início dos anos 2000, uma novela das nove chegava a casa dos cinquenta pontos, as tramas atuais dessa faixa são consideradas sucesso quando conseguem se manter acima dos 40 pontos. Além disso, o share, valor percentual que designa o número de telespectadores sintonizados em um programa em relação ao número total de televisores ligados, diminui em cerca de 10% no caso das novelas. A concorrência da Record aumentou, e, em casos pontuais, até do SBT, mas além da disseminação da tevê a cabo, a maior migração foi para a internet.
Visando atingir esse público, que passa muito mais tempo conectado que em frente à televisão, a Rede Globo tem investido no conceito de transmedia storytelling para manter seu telespectador ligado a trama através dos diferentes meios de comunicação que utiliza e principalmente atingir, a partir de conteúdo exclusivo, o internauta que não é alcançado pelos formatos tradicionais de divulgação. Em 2010, a Central Globo de Comunicação anunciou a Diretoria de Comunicação Transmídia para desenvolver projetos específicos para internet e mídias sociais, além de buscar uma integração com as áreas já existentes.  
Em Passione, novela exibida entre 2010 e 2011, os internautas tinham acesso a cenas estendidas no site da novela. Os vídeos consistiam em depoimentos dos personagens sobre determinada cena exibida no dia, sendo disponibilizados de forma sincronizada com a exibição na televisão. A novela foi, ainda, a primeira a ter um aplicativo desenvolvido para iPhone e iPad, contendo cenas de bastidores e informações adicionais sobre a trama.
Atualmente, o grande exemplo de ações transmídia da emissora é a nova Malhação (Avenida Brasil é um sucesso maior nas redes sociais, mas não oferece tanto conteúdo exclusivo). A novela ganhou um site que traz toda a agitada vida virtual dos personagens em seus blogs disponível para o público, o que inclui desde tutoriais de maquiagem da protagonista até flagras captados com o celular do vilãozinho da edição.
Se a queda de audiência tem sido difícil de ser freada, a Rede Globo, com essas estratégias, consegue fidelizar o público de suas produções, incentivar que o telespectador assista a trama ao vivo (e se exponha aos anunciantes) e gerar um crescente acesso aos sites de suas produções, o que se reverte em maiores investimentos do mercado publicitário.

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