quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Comunicação e cibercultura remix


No texto “Ciber-cultura Remix” de André Lemos coloca que a principal característica da cibercultura é a remixagem, as práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens de informações a partir das tecnologias digitais. O autor caracteriza a cibercultura a partir de três “leis fundadoras”: a liberação do polo da emissão, o princípio de conexão em rede e a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais. Com as ferramentas de edição e postagem, todos podem construir, desconstruir e reconstruir uma informação, e tudo isso pode tomar dimensões globais.
A partir disso, podemos pensar na influência da tecnologia na comunicação, no jornalismo. Diferentemente do que se pensou com o surgimento das novas mídias, as ferramentas antigas de comunicação, como o rádio e a TV, não desapareceram, mas sofreram modificações, adaptações. O próprio fazer jornalístico se modifica conforme a tecnologia, pois ela não é um meio neutro, como já afirmava McLuhan. Ainda sim, podemos dizer que a tecnologia não determina, mas condiciona, ou seja, ela encaminha para novos modos de informação e comunicação, e a partir disso tudo de adapta.

Ainda falando sobre o jornalismo, devido às características da cibercultura (as três “leis fundadoras”, de acordo com André Lemos), pensa-se em um jornalismo hiperlocal e compartilhado. O portal coreano OhMyNews foi a maior exemplo desse ideal de um jornalismo feito por cidadãos com notícias compartilhadas pelo mundo todo. A ideia não permaneceu pela inconstância dos próprios colaboradores. Manter uma página, um blog, um site, um perfil na Internet dá trabalho. É preciso pesquisar e trazer muitos conteúdos novos, pois os usuários estão cada vez mais dispersos. Na corrida do imediatismo e do extraordinário, ganha quem postar primeiro a informação mais inédita, mais engraçada, mais chocante.

Então, lembramos as ideias de utópicos da cibercultura, que pensam que através desse maior nivelamento tecnológico e, consequentemente, com a liberação do polo emissor, seria possível acabar com a comunicação de massa. A citação que abre o texto de André Lemos é de Enzensberg, de 1970, e diz que “as novas mídias são igualitárias” e têm a tendência de eliminar o monopólio cultural burguês. No entanto, o que vemos hoje ainda é a busca de informação principalmente nos grandes portais, como G1, UOL, etc., e blogs casa vez mais voltados para o mercado, que tratam de temáticas da grande indústria, que tem o objetivo do lucro. Não que as novas mídias não ofereçam as mesmas plataformas à grande mídia e ao cidadão comum, mas a lógica social e econômica, o modo de vida, não se altera apenas por termos em mãos essas ferramentas. Por isso, alguns consideram a nova geração muito apática e despolitizada. A tecnologia por si só não tem o poder de fazer revolução alguma. Ela pode inclusive até ser absorvida pelo sistema, como tem acontecido.

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