quarta-feira, 23 de junho de 2010

Cultura da convergência

Na aula do dia 17 de junho foi estudado e descutida a questão da "cultura da convergência", escrito por Henry Jenkins e as "mashup's".
A "cultura da convergência" falando de grosso modo é todas as mídias interligadas, cinema, game, blog, entre outros. Temos como exemplo claro o filme Matrix, que junto com o cinema veio em versão de games (que complementa a história dos filmes) e o blog, que une todas as visoes do espectador sobre o filme e ajuda a desvendá-lo e a entende-lo melhor.
Na cultura da convergencia as velhas e as novas mídias se fundem, assim como a mídia corporativa e alternativa, onde o poder do produtor de mídia e o poder do consumidor interagem de maneiras imprevisiveis.
A convergencia das mídias representa uma transformação cultural, à medida que consumidores são incentivados a procurar novas informações e fazer conexões em meio a conteudos midiaticos dispersos. O autor chama de "cultura participativa" produtores e consumidores interagindo.
Ele fala também que o celular se tornou fundamental no processo de convergência das mídias, pelo simples fato de tornar possível a interação do espectador com o produtor. O celular além de permitir a interação nos oferece jogos, acesso a internet, música, tv, filme, etc.
Sendo assim, as novas tecnologias permitem que o mesmo conteúdo circule por vários canais diferentes e assuma formas distintas no ponto de recepção.
Tratamos tambem os "Mashup's", que como a Érika falou é como se fosse a "bricolagem", ou seja, a mistura de dois conteúdos para criar uma terceira coisa nova. Surgiu primeiramente na música, agora atinge a web.

por Liange Donini

Nenhum comentário:

Postar um comentário