quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sou Stefhany, sou absoluta!

Se há 5 anos atrás alguém te dissesse que uma menina lá nordeste, parodiando a música 'a thousand miles' da Vanessa Carlton em um clipe caseiro intitulado Stefhany no Crossfox, postado no youtube, iria ser um estouro na internet, um viral que se multiplicaria, fazendo ela se tornar uma legítima celebridade da internet, e ainda por cima, aparecer no Caldeirão do Hulk e no Faustão...Vc acreditaria? Eu não...
A versão 2.0 trouxe consigo uma nova maneira de apropriação da web pelos usuários... Se antes eles estavam acostumados a receber passivamente o conteúdo que os grandes veículos de mídia transmitiam... Agora, é como se tivessem com um megafone nas mãos...
E a nossa Profê Susan Liesenberg, observando esse fenômeno,muito sabiamente, resolveu estuda-lo.. Em seu artigo: "Papel Pop e o Stefhany do Crossfox - A inflência do Blogs no Encadeamento de Construção de Celebridade", ela trata do fenômeno de "Celebrização pela Internet" através do estudo da Stefhany do Crossfox no Youtube.
Um dos primeiros vídeos do youtube, segundo Susan, que sofreram o processo de enxurrada de visualizações e se tornaram 'febre' na net é o Chocolate Rain, de Tay Zonday. Esse vídeo viralizou inexplicavelmente, e foi muito imitado, compartilhado e parodiado na web... Hoje o autor tem um canal próprio, e milhares de outros vídeos parodiando outras músicas...
E como esse, há muitos outros casos, como o 'Fala Sonia', 'Tapa na Pantera', 'Valmir e Josy', e inumeros outros... Um caso curioso é o da Tulla Luana...Ela é uma senhora que resolveu reclamarna net..e foi ouvida! Ela reclama sobre o google, sobre jogos da web, sobre a shoptime...enfim, sobre tudo! Virou praticamente um ícone de contestação na web..e segundo seu canal, dia 30 de maio estreiou um programa só dela na justin tv, dá uma olhada www.youtube.com/user/tullaluana
Bom.. Mas o que o Chocolate Rain , a Tulla Luana e a Stefhany do crossfox tem em comum? Eles são, segundo Adriana Braga, "Microcelebridades."
Em seu artigo, intitulado "Microcelebridades - entre os meios digitais e massivos", a autora defende que esse processo é resultado da relativização do monopólio de produção dos conteúdos midiáticos, (ou seja, o tal megafone que eu citei lá no início...) Uma questão contundente para Adriana é definir a partir de que ponto esses usuários se tornam Microcolebridades, e qual a influência da passagem delas para os meios massivos nessa "celebrização". Assim, ela faz um estudo do caso Twittess, e do blog Modern, analisando como ocorreu a passagem dessas celebridades do meio Digital para o Meio Massivo, e a tranformação delas de Micro para Celebridades de fato.
Voltando ao caso Stefhany, nossa Musa, Deusa, Absoluta...é interessante notar a peculiaridade com que a 'celebrização' da Stefhany ocorreu: descoberta por um blogueiro, ela se tornou uma verdadeira sensação, o hoje, tem seu próprio canal, e lança inclusive seus próprios hits... (confere lá no www.youtube.com/canalstefhanycross o ultimo single dela... Menino Sexy )
Segundo Primo (2009), os Blogs são canais geradores de tendências, e termômetros para a grande mídia sobre o que está acontecendo na web. Assim, explica-se o fato de Stefhany ter postado seu video há bastante tempo, mas somente ter estourado na web depois de descoberta pelo mundopop. Mas aí fica a questão... Será que foi só isso? Um blog teria essa amplitude toda de transformar Stefhany em estrela? Segundo Susan, o conteúdo gerado na web, para alcançar tal dimensão, deve conter alguns requisitos básicos que agradem ao grande público: Originalidade, humor, espontaneidade, e, no caso de Stefhany, se encaixar em um esteriótipo de heroína: A mulher bem resolvida, que se gosta, se ache 'absolta.' ( e viva o feminismo!)
Diante desse emaranhado de Celebridades que surgem quase que diariamente, como "a banda/agencia/faculdade/pauta.. mais bonita da cidade", "os soldados e o funk do hino nacional", e por aí vai..ficam as questões: O que é uma Celebridade hoje pra você? Acredito que a questão hoje não é mais quem é celebridade, mas sim quanto tempo se é celebridade...Todos esses personagens, dado o contexto e momento em que surgiram, foram celebridades a seu modo.. mas sumiram...e acredito que o desafio agora, para as celebridades, não é mais estourar, mas sim, continuar ressonando na vida das pessoas...
Acho que é por aí que a banda toca...

Um comentário: