quinta-feira, 15 de julho de 2010

Comentário do primeiro dia de apresentações

O primeiro Start-up apresentado consistiu em um projeto cujo objetivo seria construir um site que reunisse e organizasse as redes sociais das quais uma pessoa faz parte. A proposta foi muito interessante, especialmente por duas razões: idealizar uma interação realmente Web 2.0 e viabilizar a construção de um valioso banco de dados. A primeira razão é interessante porque a função do site não seria apenas a de ser mais uma janela no navegador com links para sites de redes de relacionamentos, mas sim algo que permitisse um controle autônomo, personalizado, por parte do usuário, um controle que realmente facilitasse e modificasse a interação dele com as redes das quais ele faz parte. É exatamente o oferecimento dessa autonomia, dessa flexibilidade para a escolha de conteúdos (e o para o compartilhamento dos mesmos) que caracteriza o perfil Web 2.0 do Start-up apresentado.
A segunda razão foi surpreendente porque o que inicialmente chama a atenção é a funcionalidade da proposta de Start-up, não o valor da informação que ele permitiria coletar. Entretanto, como foi exposto pelo grupo, um conjunto de diversas informações seria armazenado no site como consequência da utilização que os usuários fizessem dele: dados valiosos para diversos anunciantes poderiam ser encontrados no banco de dados que se formaria. Informações como as marcas favoritas de um usuário (e de seu grupo de amigos ou contatos), hábitos de compra, opinião sobre certos produtos; etc. Enfim, o site do Start-up não seria só útil como também se tornaria bastante valioso.

por Gregory Gaboardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário