quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


       Celebridades
  A própria palavra “celebridade” já gera, ao ser lida, um certo desconforto. Ela representa, durante o rápido momento em que o seu conceito é organizado pelo cérebro, tudo o que de mais negativo a mídia constitui. Quase um sentimento de “ridicularização”, já que passamos a ver estas pessoas como instrumento de mercado da mídia, e acabamos por esquecer sua humanidade.  Mas, apesar de a esquecermos, ela existe. A instantaneidade de algumas celebridades, ou até celetóides ,(celebridades atribuídas instantâneas) fazem com que elas sejam vistas negativamente e até desrespeitosamente, talvez por não sobreviverem ao tempo e se tornarem velhas e desatualizadas rapidamente, restando a velha sombra comercial que por elas foi deixada. Logo, deve-se tentar deixar este sentimento negativo de lado, para que se possa estudar estes fenômenos efetivamente.


Primo (2009) explica que existe mais de um tipo de celebridade, e as divide em três tipos: Celebridade Conferida, que acaba por herdar este status de celebridade (e pode, posteriormente, perde-lo, caso não escolha um caminho que siga proporcionando visibilidade). Celebridade Adquirida, que se dá por feitos pessoais, como atletas que atingem um objetivo ou ganham algum título. E, por fim, celebridade atribuída, que mesmo sem habilidades excepcionais, acaba por receber visibilidade e o status de celebridade por algum tipo de relação cultural.

Primo (2009) ainda diferencia Herói de celebridade, explicando que o primeiro resiste à prova do tempo, por ter seus feitos revividos e relembrados. Já a celebridade é exclusivamente contemporânea e, enquanto o herói cria a sí mesmo, a celebridade é criada pela mídia. Outra forte diferença é o porquê ambos são lembrados. Enquanto o herói é lembrado por seu caráter, a celebridade o é pela sua personalidade.

Tente caracterizar as celebridades aqui apresentadas conforme os conceitos explicados!

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