segunda-feira, 18 de abril de 2011

Internet e Chocolate

Na época de Páscoa, em que os pecados do cacau povoam o imaginário popular, sempre lembro como se fosse ontem quando minha madrinha que mora na Serra me trouxe um lindo coelho de chocolate, tipo, MAIOR QUE EU! (pq tudo parecia maior naquela época) Ele veio recheado de ovinhos e com um laço de chocolate branco no pescoço, tudo artesanal, lindo, saboroso e gordo, como a Páscoa deve ser.

Entretanto, no resto do ano, dificilmente encontramos ovos e coelhos, então recorremos a um Batom, um Stikadinho, uma barra de Hershey's branco com cookies, pq é mais rápido e prático, sem abrir mão do sabor.

E é mais ou menos isso que vem acontecendo com a internet - e vcs pensando que eu só queria falar de doces -, os blogs possibilitaram que pessoas comuns passassem a ser produtoras de conteúdo e formadoras de opinião a níveis globalizados. Porém, estamos na era do clique, do rápido, do instantâneo, e se nem nosso intestino consegue acompanhar mais o ritmo, com as tecnologias não é diferente.

O surgimento dos microblogs marcou o abandono e posterior "falecimento" de muitos blogs. como o meu. As redes como Twitter, Jaiku e Plurk, com seus 140 caracteres, e outras como Tumblr e suas postagens à distância de um clique, acabaram caindo como uma luva na falta de tempo e paciência dos interneteiros, não só por serem mais fáceis, mas por facilitarem o acesso ao próximo assunto, além de proporcionarem muito mais interatividade entre os usuários. Mas isso não significa que os blogs acabaram, acredito que melhoraram, uma vez que quem está disposto a produzir com qualidade continua lá, e tem a merecida audiência.

As ferramentas alimentam umas às outras e trabalham em caótica harmonia: blogueiros indexam os feeds do seu twitter no blog e twitteiros linkam posts que acham interessantes, não se perde conteúdo. Assim como os ovos de Páscoa vem recheados de bombons que você pode levar pra comer escondido na aula quando quiser, e seus bombons preferidos levam à escolha de seu(s) ovo(s) de Páscoa. No fim, tem chocolate pra todo mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário