Na última aula vimos uma apresentação do professor Alex sobre seu texto: "Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador".
O texto nos mostra as características e as "falhas" das seguintes teorias: Transmissionista, onde se considera que a mensagem vai de um emissor diretamente a um receptor, negando qualquer conceito de interatividade; Informacional, que sugere uma amplitude maior de escolha à informação. Nessa diversidade entra o conceito de Permutabilidade e Potencialidade, onde se pode arrecadar x informações e combiná-las de diversas maneiras. Essa teoria falta com a possibilidade de criação, sendo tudo baseado em uma ''reserva potencial''; Tecnicista, que aponta mais às capacidades dos meios de agirem. É, na verdade, um estudo dos meios, e não da relação dos meios com os receptores; Mercadológico, um enfoque puramente comercial, de marketing. Sendo a interatividade a serviço do emissor, que tem interesses comerciais deixando de lado o potencial do receptor e Antropomórfico, fala de diálogo entre o receptor e a máquina, é muito simplista e ignora algumas peculiaridades de ambas as partes.
Em tempos onde a interação e seu mal-usado termo tá na moda, se pode puxar muitos fragmentos de cada uma dessas teorias pra poder usar a tecnologia a nosso favor tanto como trabalhadores/vendedores como receptores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário